Textos

Por onde arde um português suave?

caixa_portuguessuave_azul

Lembro-me da primeira vez em que me lembro de ver um desses antigos maços de “Português Suave”. Na altura, fiquei a pensar no que haveria ao certo de ser isso de um português suave, mas creio que o que mais me afligiu foi pensar por onde arde um desses portugueses, que hão-de ser, logicamente, os mesmos que os de brandos costumes.

Um destes dias, a ideia tornou-me, ainda sem resposta, à superfície da fronte. Por onde arde um português suave? Começará talvez pela cabeça, como os vulgos cigarros? Talvez não, que o português suave, cidadão com filtro, terno como é seu apanágio, não entra em combustão a reboque de qualquer isqueiro.
Será talvez pelas mãos, dedos fosforescentes, guiando-o no escuro e à força do calor operando o mundo? Não parece provável, no seu baixo teor, fácil de travar. Pode ser que seja pelos pés, com o filtro na cabeça; seria talvez lógico e o mais expectável. Ou talvez isso de ser português suave seja coisa que se espalha, uniforme, pelo corpo, e o português suave arda simultaneamente em toda a linha, necessariamente tolhido de movimentos, que arder em lume brando é talvez pior do que explodir num trago de bomba, e espojar-se no chão para sacudir as chamas não é acto algum.

Além disso, o português suave, mais tarde ou mais cedo, acaba em cinza, e não creio que isso o favoreça. De algum modo, ser chama apaixonada parece-me melhor projecto de vida do que ser português suave, empacotado no cartão e amordaçado no celofone em grupos de vinte.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s