Textos

Dupla nacionalidade

Esta manhã, apesar de aberto, o Sol mergulhava em Paris com firme dificuldade. Presente, mais branco do que amarelo, dir-se-ia a planar sobre a cidade, flutuante, a sua luz convertendo-se em névoa, como se lhe custasse infiltrar-se na densidade da cidade em movimento matinal. Pendular. A sua claridade baça lutava com os edifícios, alcançando tragar alguns na sua bruma fina e por outros sendo escorraçada para as ruas, como se convertidas em diáfanos afluentes do Sena, onde o nevoeiro solar descia até se banhar nas suas águas, misturando-se com elas num brilho impossível de atribuir ao rio ou ao Sol.

Talvez o mundo pudesse desaparecer sem demasiado prejuízo para ninguém se Paris, com sol, pudesse permanecer. Creio que isso bastaria para nada se perder, de facto. Não sou talvez tão original e exótico como o Vian, que escolheu o Outono em Pequim, mas serei certamente mais permissivo e transigente, que, sol, há-o em todas as estações.

Não quero parecer tolo nem obstinado, porém. Há certamente mais alguns lugares que mereceriam ficar à superfície. Algumas capitais europeias, metade de Lisboa, os Pirinéus e os Alpes, boa parte de Itália, a Grécia e o Egipto, o campo de várias nacionalidades, a espaços, e algumas praias. Mas o jogo não funciona assim e é preciso escolher; é preciso escolher sobretudo quando se sabe poder cometer uma injustiça. Escolher é ser injusto, nada mais. Mas mais injusto talvez seja nascer com pátria, pois é inevitável pertencer-lhe, mas também acabar a amar outras. Entre o mais existencial problema de cada um de nós ser apenas um corpo e o ciúme que carrega um bilhete de identidade, a vida não é um lugar simples.

Hugo Picado de Almeida
[Paris, 30 Outubro 2014]

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s