Textos

Contracapa

Sofro sempre que o caderno me começa a chegar ao fim. Não há uma marca que o indique nem eu sei dizer se o fim se encontra a dez, vinte ou trinta páginas. Mas que ele se anuncia perto torna-se imediatamente claro e, agora, inegável e impossível de desprezar. Não é tanto que me faça refém o medo de não ter onde escrever, que a caneta tem tracção às quatro e meia dúzia de euros compram novo caderno. O que acontece é que um caderno perto do fim é um caderno que deve ser terminado. É um caderno que exige ser cumprido até ao fim. Há nisso a vertigem de uma promessa. Como o avião que, em queda, não pode senão estatelar-se com estrondo. Ninguém lhe admitiria a suspensão, a interrupção do sentido dos acontecimentos. Porque o fim de um caderno carrega sempre uma ameaça: a do corte da palavra, do abortar de uma linha, do atentado contra uma ideia.

Há, evidentemente, questões práticas a considerar: o que fazer nos próximos dias? Arriscar sair apenas com um caderno à rua? Claro que dois são sempre solução, mas o segundo torna-se empecilho, sobretudo se se der o caso de tornar a casa com o livrinho ainda sem uso, ainda embalado no seu plasticozinho tonto que o convence de que é ou pode vir a ser alguém. Passear por aí com um caderno por usar é talvez mais do que o necessário para alguém se ver à mercê dos electro-choques ou encarcerado numa sala almofadada.

Mais do que isso, talvez me atormente que um dia alguém pegue no caderno e, chegando à derradeira página, deite a vida a perder por não achar conclusão para esta ou aquela ideia, ou – o que seria pior −, ficar convencido de que eu não tive perícia suficiente para a concluir. Mas bom, estimo ter ainda umas boas dez páginas até ter de me preocupar verdadeiramente com isso.

Hugo Picado Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s