Sem categoria, Textos

O facto de não haver título não deve impedir a publicação do texto

felix-moati-libre-et-assoupi

Fotograma de Libre et Assoupi, de Benjamin Guedj (2013).

Ia começar por me penitenciar pelo aborrecimento que será para as três ou quatro pessoas que me lêem pela quantidade pouco razoável de vezes que tenho escrito a partir do cinema, mas creio que não chegarei a fazê-lo. O cinema e a literatura não são nada de especial senão pedaços do dia-a-dia como, digamos, momentos narrativos pouco diferentes, na verdade, de uma ida ao talho, de um copo entre amigos ou, tão simplesmente, do acto de deixar cair o corpo sobre a cama. A realidade e a ficção não são, bem vistas as coisas, dois pólos distintos. A ficção, no momento em que o é, é a própria realidade.

Só assim se pode ver, na sexta-feira, aquela cena do Annie Hall, do Woody Allen, em que o jovem Arvy, em pleno consultório psicológico, afirma que o que o preocupa e impede de fazer seja o que for — trabalhos de casa incluídos — é o facto do universo estar em expansão, com a inevitável promessa de um dia rebentar, ao que a mãe, com visível irritação e radical pragmatismo responde: «Mas o que é que tu tens a ver com o universo? Tu vives em Brooklyn. Brooklyn não está a expandir-se!», e, no domingo, se esteja diante do Libre et Assoupi, de Benjamin Guedj, onde Sébastien tem como objectivo de vida não fazer absolutamente nada. Talvez o pequeno Arvy, que vira comediante e sofre o desgosto da separação da Annie que dá o título ao filme possa também ele ser Sébastien, que nunca chega a apaixonar-se pela Anna do seu filme e que é confrontado com a impossibilidade de não fazer nada.

Mas não te preocupes, caro Arvy. O Sébastien acaba a vender camas de luxo, num negócio que parece próspero, e, mais importante do que isso, parece viver feliz com Valentine Caillou, sua paixão à primeira vista.

O cinema, tal como a vida de que faz parte, tem destes encontros.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s