Textos

La Meglio Gioventù

165793
La Meglio Gioventù
pode bem arriscar-se a ser um dos melhores filmes que vi até hoje. Honesto, sem manhas nem esteróides, retrato perfeito do que pode ser a vida, rica por si mesma, nos encontros e desencontros, nas rotinas e surpresas, nas indecisões e nas certezas, no tempo que passa e nas marés que ele traz, nas gentes que arrasta e que acaba a depositar-nos nos braços.

Seis horas de vida que a contam toda, que valem por anos sem que fique na boca o gosto a vinho a martelo, martelado à pressa para que fora do ecrã se retome a nossa. Seis horas de filme que servem de tributo, que nos retratam a todos com a simplicidade de entre nós e as gentes dentro da tela não haver diferenças. Perante La Meglio Gioventù, não é já de cinema que se trata, mas de uma casa de espelhos que não nos quer deformar. Uma casa, simplesmente, onde a profusão de reflexos permite tão honestamente caracterizar-nos as múltiplas facetas em que nos imprimimos.

Do filme se poderia dizer que é triste, depressivo, se somadas as suas partes narrativas, mas seria de ameno espectador dizê-lo. Em boa verdade, a vida da família Carati e dos que os acompanham é preenchida de histórias e amigos e diferentes coordenadas geográficas, polvilhada de sonoras gargalhadas e vozes altas e apaixonados beijos, como aqueles que marcam a última verdadeira cena do filme, entre Nicola e Mirella. Não será, talvez, uma vida melhor ou pior do que a de qualquer um de nós, e isso transparece no guião, que não (a)tenta contra ela, e também nos actores, que durante todo o filme nem chegam a parecer sê-lo, com a maior das facilidades.

O final, estando longe de ser óbvio, assim como na longínqua Noruega, no canto oposto da Europa ao berço dos Carati, é muito necessário: Penso a te, che mi hai sempre detto che tutto è bello…mi sa che avevi ragione! Tutto è veramente bello!

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

2 thoughts on “La Meglio Gioventù

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s