Livros

Das lutas que se perdem (2)

[em caso de dúvida, ler o artigo anterior]

Estava bom de ver que as coisas iam ficar feias para o lado dos cossacos. Nikolai Gogol certificou-se de que assim seria.

Os arcabuzeiros polacos feriram Chilo mortalmente no pescoço. Quatro lanças polacas mataram Guska. Uma bala atirou Bovdiug por terra. Uma azagaia, uma bala e um sabre acabaram simultaneamente com Balaban. Kukubenko trespassado no coração. Pissarenko decapitado. Metelitza espetado em lanças. Tarass Bulba, o nosso cossaco de estimação, personagem principal, acaba por matar um filho, que o traíra, e assiste à prisão e execução do outro, antes dele próprio acabar por se ver pregado a um carvalho morto e à força do fogo a ele se juntar.

Dificilmente as coisas poderiam ter corrido pior aos zaporogos, mas a sensação que fica, mesmo mortos quase todos, escapando-se meramente uma mão-cheia, após a batalha final — que disparate, como se as batalhas tivessem fim e o amor não, como dizia o Brel: D’aller pleurer comme les hommes pleurent / comme si l’amour durait l’eternité –, é que antes do último suspiro todos esses ásperos guerreiros tenham guardado fôlego para uma declaração de honra e de amor, para com os seus irmãos e para com a sua causa.

Claro está que não partilho dos seus ideais, da sua fé ou da sua causa, e menos ainda dos seus anseios belicistas, mas aqueles homens por detrás da cota de malha fascinam-me, na coragem e na honestidade que projectavam, na democracia muito própria, mas verdadeira — mais do que a nossa — que regia o seu zaporojié, e na dedicação e respeito que punham uns sobre os outros, mesmo que pudessem não os guardar para mais nada.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s