Textos

Mera amostra de um agradecimento

Não sei qual é a grossura das paredes da Casa da Achada (Rua da Achada, Mouraria), mas eu diria que medem quilómetros, a ponto de fazerem pensar que fora dela nada mais é possível, sobretudo o que não joga de acordo com aqueles que são os princípios nela praticados. Princípios que nem precisam de estar escritos, gravados em qualquer lado; princípios que não precisam de ser explícitos, porque são-no sendo praticados: a camaradagem, a partilha, a honestidade e o humanismo. O “e”, aqui, é até ingrato, porquanto a enumeração não merecia ficar por aí, mas os textos são sempre menos do que as coisas a que se reportam .

Na Achada, tem-se a sensação de haver sido cumprido o que cá fora não é senão utopia, e talvez nem mesmo isso. Seria desejável que a forma livre e honesta como as pessoas são e se movem na Achada fosse a forma como todos nos movemos fora dela. Isso talvez não seja possível, mas é com mágoa que a consciência o nota, pois que a Achada parece verdadeiro enclave de liberdade num livre país enclavado pela sua própria astenia.

No passado domingo, o Coro da Achada cantou, resgatando o título a um verso de Mário Dionísio, «Como uma flecha de fogo disparada na noite». Para mim, essa é a melhor imagem para caracterizar a Casa. Já caída a noite, a chuva ribombando sobre as calçadas empinadas, silenciosas e, a espaços, pouco iluminadas da Mouraria, tive a sensação de ter deixado para trás o aconchego de uma lareira familiar.

E se isso foi sensação do corpo sovado pela chuva e exposto ao vento, o resto foi certeza: naquela tarde, aquele conjunto de pessoas boas fez mais pela cultura do que muitos — todos? — governos com os seus planos de mecenato comercial.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s