Ficções

Legalidades

Uma destas noites sonhei que andava pela cidade um homem que não fazia senão envolver-se em cenas de crua pancadaria com as estátuas de bronze. Abeirava-se delas, cuspia-lhes cuspo ou uma injúria, arregaçava as mangas e disferia nelas golpes de punhos violentos. Ao cabo de algumas investidas, os nós dos dedos ensanguentados, inebriados em vinho de Bordéus, pareciam devolvê-lo à consciência, e ele afastava-se, condoendo-se das feridas.

A acalmia acalmava-o pouco, apenas até ao momento em que dobrava uma esquina e encontrava outra estatuinha ou estatuorra que o fazia pôr-se em mangas de camisa, de casaco no chão, sovando o metal e, bem assim, os dedos flagelados, encristados — não de crista, mas de Cristo seviciado. Fê-lo durante dias, semanas, durante meses. Ia deixando vermelho esborratado, como um fraco Pollock, sobre o ouro-esverdeado do bronze.

Um dia, um velhote que já há tempos o observava vergastando os digitais de encontro à arte pública pousou-lhe a mão no ombro, sustendo a respiração a um punho em voo de flaps cerrados. Trazia o cabelo desgrenhado, como que preservando nele o testemunho de anos mais ou menos vividos:

— Não perdeu já sangue bastante? Às estátuas não as pode vencer. — aconselhou em voz discreta.

— É precisamente por isso que devo continuar. — o homem terá dito algo mais, mas o retomar daquele boxe de sentido único abafou-lhe a voz.

Quando acordei, tive a certeza de que lá atrás, ainda no sonho, o homenzinho continuará a agredir todas as estátuas que encontre pela frente.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

One thought on “Legalidades

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s