Media, Pensamentos

Tiraram-me o fígado

Hoje, esqueci-me do telemóvel em casa, e, ao inconscientemente lançar a mão ao bolso, procurando-o mesmo sabendo que ele não estaria lá, pensei que havia de ser possível escrever-lhe uma espécie de fenomenologia da perda, como o fez Vivian Sobchack acerca da sua perna protética.

O telemóvel é hoje parte da nossa anatomia, e só os compêndios da especialidade que se manuseiam nas academias médicas não o sabem ainda. Como um senhor me disse um dia, durante uma entrevista que realizei no âmbito da minha tese, sentia-se doente sempre que se esquecia do telemóvel em casa. «Parecia que me tinham tirado o fígado.», dizia.

Sintomaticamente, Elizabeth Wright, logo no início de um seu ensaio sobre a experiência da sua própria prótese, diz:

«My prosthetic is a secret of my self. It hides, tucked beneath clothing, allowing me to pass as something that I am not, that I can never be. It is precious to me, it enables me, gives me mobility and an aesthetic that would cease if it was removed from me. Within my body schema, my prosthetic is as much a part of my body as my skin, blood, and organs. It is also an object of technology, a topological replacement of a missing body part.»

Necessariamente, o telemóvel é uma extensão do nosso corpo, da nossa voz, dos nossos olhos, e a sua falta não se sente senão como uma súbita incapacidade, uma redução no leque de funções do corpo. Lendo e relendo este parágrafo inicial de MY PROSTHETIC AND I: Identity Representation in Bodily Extension, o telemóvel parece-me encaixar tão bem como uma perna feita em fibra de carbono.

 

Hugo Picado de Almeida

Standard

Escrever um comentário

