Música, Pensamentos

O tio de Boris Vian

Não sei se Boris Vian tinha tio, nem sequer fui à procura. Gosto de pensar, porém, que sim, e que esse tio era aquele cuja vida se narra na música La Java des Bombes Atomiques, que o escritor francês escreveu e cantou, e que podem ouvir aqui.

Nela se conta a história do tio do narrador, um fabricante artesanal de bombas atómicas que têm a particularidade do seu raio de acção ser de apenas 3 metros e 50 centímetros. A letra vai circulando entre a mesa do almoço, onde o tio conta aos sobrinhos as complicações e os intrincados procedimentos da manufactura das bombas A e H, e a pequena oficina nos confins da casa, onde as experiências e o aprimoramento dos projécteis explosivos tinham lugar. Reza a canção que, chegando a diversos chefes de Estado a notícia de que as bombas estariam prontas, todos os estadistas correm, ávidos, a visitar a casa do tal tio, para testemunhar o feito. E é então que o tio, qual raposa matreira, pede desculpas, dizendo que a oficina é muito pequena para todos, e cede o seu lugar no interior. Uma vez cá fora, tranca a porta e faz explodir a bomba, ceifando o equilíbrio de que é feita a vida a todos os políticos que ali se encontravam.

O tribunal condena-o mas de seguida absolve-o e o povo aclama-o como novo presidente de França. Afinal, o seu testemunho era sincero:
«Messieurs, c’est un hasard affreux
Mais je jur’ devant Dieu
En mon âme et conscience
Qu’en détruisant tous ces tordus
Je suis bien convaincu
D’avoir servi la France».

Não sei, evidentemente, se Boris Vian tinha tio, mas poderemos talvez sugerir que ele hoje faria alguma falta.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s