Crise, Livros, Pensamentos

Gravidade

Estou convencido de que algo se passa com os portugueses. Não é só nos Jogos Olímpicos que, salvo honrosas excepções, temos caído que nem tordos. Nas ruas de Lisboa, quem sabe se por solidariedade, o mesmo tem acontecido. Uma pessoa a cair de vez em quando, é azar. Três num par de dias, começa a parecer-me tendência.

Ainda ontem foi uma senhora que, em corrida para o metro que se preparava para escapar, tropeçou e desceu de barriga um lanço de escadas inteirinho sem que ninguém lhe pudesse valer, pois o metro fechou portas no mesmo instante, deixando-a a lamber as feridas. Outro dia, mais duas, no espaço ignóbil de um minuto, vi-as também eu a acariciarem o chão com paixão e certamente muito ardor. Uma, estatelou-se redonda, escorregando sobre uma grelha no chão e aí ficando sentada, rodeada de transeuntes solícitos; a segunda, menos de um minuto volvido, tropeçava nos sinalizadores de uma máquina de asfaltar junto ao Marquês de Pombal, caindo de bruços sobre a faixa de rodagem, onde os carros aceleravam, impiedosos, alvejando-a com os faróis — e felizmente só com isso.

Há-de haver, porém, uma explicação perfeitamente lógica para tudo isto. A gravidade das economias a implicar com a gravidade física, talvez? N’ A Jangada de Pedra, do Saramago, o chão começava, de algum modo, a fugir-nos debaixo dos pés, como se a península tivesse sido corrida e ostracizada pelo resto da Europa. Será assim que respondem os portugueses, abraçando o solo para que não se rompa o istmo? A Irlanda está lá na sua ilha, a Grécia é uma península, a Itália também, Portugal e Espanha obdecem à regra. E a Europa parece gostar pouco de jangadas: dão um ar pobretanas ao prato.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s