Pensamentos

Há um grilo no photomaton

Desde há uma semana, vive num photomaton da estação de Metro do Marquês de Pombal um grilo. E um grilo gigante, a considerar pela chinfrineira com que todas as manhãs brinda os passageiros em passo estugado, como mandam os relógios.

Há-de ter muita burocracia cívica de que se ocupar, o pobre do grilo; toneladas de formulários onde apor a imagem do seu rosto grilesco, a julgar pela frequência diária do photomaton onde os humanos fazem filas para receberem as suas próprias estampas antes de atravessarem o corredor para ingressarem noutra fila, desta vez à porta do gabinete de cliente do Metropolitano, espécie de purgatório onde uma multidão brandindo senhas se submerge em convulsões tibiotársicas e de pulsos que haveriam de abismar o melhor preparador físico.

Nunca parei para reparar — porque também eu sigo no meu passo apressado; sigo à paisana, para que não me olhem de lado –, mas aposto que, olhando por debaixo das cortinas que escondem o cliente do photomaton, se hão-de ver umas pernas. Há sempre umas pernas, é certo, mas menos vezes são umas pernas nuas, e raramente umas pernas dignas de serem vistas numa manhã quente quando as raparigas da cidade cheiram a Verão. E se isso é raro, já alguém terá visto umas pernas esverdeadas num photomaton, pernas escanzeladas e torcidas, quer dizer, à grilo?

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

One thought on “Há um grilo no photomaton

  1. João Paulo Machado diz:

    Brilhante imagem Kafquiana. Será alguma garota cheirando a verão que acordou numa Photomaton olhando suas pernas e desde então “grila” despertares à multidão apressada para que a acudam…

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s