Literatura, Livros, Pensamentos

Intertextualidade nasal

Ilustração de Сергей Алимов

Não sei ao certo que factores se jogam, findo um livro, na escolha da leitura seguinte.

E, por não sabê-lo, mas imaginando que os há, é que me surpreendo brilhantemente quando algum tema ou preocupação, de narrador ou de outras personagens, se toca entre o livro que se acabou de ler e aquele que se começa em seguida.

Ontem à noite terminei a releitura d’ O Nariz, de Gogol. Esta manhã, ao começar Consolação Número Três, de Santos Fernando, havia então de me deparar — já o devia esperar — com um curioso parágrafo sobre protuberâncias nasais. E se a preocupação de Gogol, ou de Kovaliov, seu protagonista, era de não poder frequentar a casa de Podtótchina, mulher de oficial superior, ou a casa de Chektariova, mulher de conselheiro de Estado, as preocupações do Conde, personagem de Santos Fernando, são, de algum modo, semelhantes. Explica ele, depois de se estender numa lista de tipologias nasais: «O meu nariz poderá não ser o centro do universo, mas é a primeira coisa para a qual as mulheres reparam, principalmente no Inverno, quando muda de cor, feito barómetro caseiro. (…) Quando se beija, o nariz ocupa uma posição vantajosa e exerce as funções de guia no labirinto do amor. Adunco ou abaulado, um nariz é um cartão de visita, um passaporte com visto para além da Cortina de Ferro. Conheço os homens pelo seu nariz e as mulheres pela forma como o acolhem.»

Vemos, assim, que o terror de Kovaliov é pleno de sentido: a prová-lo está a impossibilidade que sentiu de se apresentar à jovem «esbeltazinha» e delicada que encontrou na igreja. Afinal, por onde se começa a conhecer um homem sem nariz?

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s