Pessoas, Política

Dominar as metáforas

Carlos Teixeira, Presidente da Câmara de Loures, não se conforma com a provável transferência dos terrenos do Parque das Nações para a Câmara de Lisboa e, como tal, recorreu à metáfora, ou melhor, às metáforas. Carlos Teixeira, é certo, não é poeta refinado, mas veio ensinar-nos a todos que a metáfora está ao dispor dos cidadãos, e que ela é democrática mesmo quando tudo o resto não o é.

Na conversa com o Público, Carlos Teixeira optou por dizer:
«Não vamos vestir a noiva para ser outro a despi-la.», e ainda «Não faz sentido engordarmos o porco para outros comerem as febras.»

Depois da bofetada popularucha que estas metáforas assentam na cara de qualquer leitor, percebemos que elas, afinal, representam a inocência de um político, algo estranho num político com a experiência de Carlos Teixeira, e isso, aqui que ninguém nos ouve — quanto mais não seja porque se trata aqui de texto escrito — é bonito e, quanto a mim, até enternecedor. E se no meio rural quem engorda o porco deverá ser quem come as febras, desde há muitos anos que isso deixou de fazer sentido para muita gente, nas cidades. Agora, mais estranha é a metáfora matrimonial. Não sei como se casam as gentes em Loures, mas não creio que alguma vez o noivo tenha vestido a noiva, ou que a modista tenho tido o prazer de a despir depois.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

2 thoughts on “Dominar as metáforas

  1. João Paulo Machado diz:

    A “metáfora” tornou-se num dos maiores exercícios discursivos dos políticos e não só, quando objectivam passar mensagens de cujo teor duvidam. A metáfora como tal, tansporta a graça de despir a mensagem de emoção racional e intelectual pois, o autor (da mensagem), ele próprio dúvida do que quer anunciar. Daí, e muito bem, perguntas se a modista depois de vestir a noiva a vai despir. Direi neste caso, que a noiva já vai nua…

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s