Literatura, Pensamentos

Indícios de um Manifesto

Uma das oito regras para escritores que o famoso Kurt Vonnegut definiu diz o seguinte:

«Give your readers as much information as possible as soon as possible. To heck with suspense. Readers should have such complete understanding of what is going on, where and why, that they could finish the story themselves, should cockroaches eat the last few pages.»

De alguma forma, revejo-me nestas linhas. Não me considero um grande contador de histórias. Não tenho particular capacidade para arquitectar uma teia intrincada e de a esconder do leitor — e não estou interessado em tê-la –, desvelando-a um pedaço de cada vez, de tal forma que quem lê chegue a um momento de estonteante clarividência, a ponto de soltar uma exclamação e de rasgar um sorriso, admirando o engenho do autor. Eu também o admiro quando leio alguém assim, mas não é isso que quero para mim.

O meu objectivo, naquilo que escrevo, é de interpelar directamente o leitor, de não o fazer esquecer que está na presença de um livro e não de uma novela que se finja real. As histórias verídicas tendem a ser melhores, por isso há que ir além do real, além do possível e do impossível. A literatura deve poder fazer aquilo que a realidade não pode, seja tornando-se surreal nos seus acontecimentos e nas suas gentes, seja mergulhando a fundo dentro do espírito das suas personagens. Essa é a ferramenta que a Arte tem a mais do que a vida; isto é o que a Arte pode fazer pela vida: dar-lhe o que ela não pode ter.

 

Hugo Picado de Almeida

Standard

2 thoughts on “Indícios de um Manifesto

Escrever um comentário

