Pensamentos, Pessoas

Os estágios em Portugal explicados pela enologia

Toda a gente sabe que o vinho estagia; e normalmente fá-lo em pipas de carvalho francês ou norte-americano, que o esperam quando sai da fermentação. Aí está, desde logo, a diferença entre o vinho e as pessoas. As pessoas, quando estagiam, têm que procurar mais, e acabam geralmente numa empresa. Sorte ou azar? Não sei.

Segunda diferença: o sítio onde o vinha estagia dá-lhe tudo o que tem para dar: gosto, aroma, cor…; o sítio onde as pessoas estagiam quer que lhe dêem tudo quanto há para dar. É certo que o vinho também enriquece a pipa com o seu aroma, com o seu tom natural, e sobretudo com um propósito: se a pipa enriquece o vinho, o vinho faz a pipa funcionar. Assim deve também acontecer com as pessoas nos seus estágios, claro. O problema, hoje, em Portugal, é que a maioria das pipas só quer que o vinho a faça funcionar, a desenvolva, dando-lhe pouco ou nada em troca. Mais do que isso, a pipa exige que o vinho lhe chegue já com cada vez maior qualidade, como se tivesse já estagiado ou mesmo estado já na garrafa, para assim se escusar a formá-lo e a enriquecê-lo. Ganha assim duas vezes: continua a ter destaque no processo mas já não põe as mãos no fogo, e no final continua a receber os louros da operação.

A sorte das pipas é que continuam a convencer o vinho de que elas são o melhor intermediário para chegar à garrafa, e que o vinho ainda não se lembrou de formar uma onda e investir contra elas na maré cheia.

Algures pelo caminho parece ter-se tornado obsoleta a ideia de que as pessoas merecem ser recompensadas pelo seu trabalho, e que as empresas têm o dever de formar e investir aqueles que as compõem.

Estou, talvez, a ser injusto; nem todas as pipas são assim, mas a caricatura sempre explicou melhor a realidade do que o retrato.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s