Pensamentos, Pessoas

Perspectivas

Gosto, por vezes, de imaginar o que sucederia se dada personagem histórica — digamos, o Marquês de Pombal — aparecesse subitamente no nosso espaço-tempo — digamos, perdido no Marquês de Pombal.

Penso, com o orgulho arrogante de quem pertence ao futuro, que ficariam positivamente abismados, espantados com a evolução do mundo que lhes sucedeu, maravilhados perante os progressos tecnológicos e perante as máquinas que hoje coabitam connosco. Imagino os diálogos, as explicações que seria preciso dar-lhes, as histórias que importaria contar, os sítios a visitar, as experiências por que fazê-los passar.

Imagino tudo isso, e depois percebo que provavelmente nada de bom se retiraria da situação. Em primeiro lugar, o português mudou tanto que talvez a conversação já não pudesse fazer-se com grande sentido; muitas seriam as palavras desconhecidas para eles e para nós, e os modos estranhos. E o mundo, talvez longe de maravilhar, poderia desencadear neles uma qualquer neurose ou psicose — aquilo que a psicologia considerar mais adequado –, capazes de desembocar num delirante ataque cardíaco que tornasse trágico o já dramático regresso de uma tal personagem aos nossos dias, algo capaz de animar os escaparates das papelarias e da internet durante uma boa quantidade de dias.

Isto lembra-me o que escreveu um dia o ilustrador Robert J. Day, «It isn’t that I don’t like current events. There have been just so many of them lately.»

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

One thought on “Perspectivas

  1. Temos mais semelhanças com um japonês do nosso tempo do que com um português/espanhol dum século atrás… Maravilhas da globalização. Por acaso o Marquês de Pombal gostou tanto do fogo que para criar Vila de Santo António e fazer competência pesqueira com Isla Cristina queimou as casas dos pescadores de Monte Gordo para convencê-los de ir lá. Mas não deu como ele quis porque os pescadores ficaram chateados e forem a Isla Cristina hahaha

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s