Cultura, Livros, Pensamentos

A Estética da Pessegada

Ao contrário do que gostamos de dizer, os gostos discutem-se, e basta pensarmos no nosso dia-a-dia para vermos que os discutimos sistematicamente.

Hoje, há um flagelo a atingir o mercado dos livros, e isso nem tem necessariamente a ver com a sua qualidade. E é por isso que os gostos devem ser discutidos. Porque a sua estética não é inócua. Quando as correntes estéticas de uma arte mexem nas fundações da própria arte é preciso parar para pensar.
Hoje, nos livros, aquilo que mais vende — e mais me incomoda — é aquilo a que gosto de chamar a Estética da Pessegada. Toda a gente é capaz de identificá-la, mesmo quem gosta dela.

Há duas boas formas gerais para diagnosticar a Estética da Pessegada. Primeiro, pelo título; segundo, pela capa.
O título faz muitas vezes uso de vocábulos melosos e banais, referências a um pretérito nostálgico e a um alguém que não se percebe bem quem é, a um fim trágico e, muitas vezes, à ideia de um fim mais ou menos iminente.
A capa recorre muito a fotografias, tudo o mais real e significantemente mais imediato que seja possível, às vezes o falso vintage, casais hollywoodescos, clichés…

O problema da Estética da Pessegada é muito este: não confia na interpretação do leitor nem na sua imaginação. Mais ainda: trata-se de um livro que deve ser o mais parecido possível com uma má telenovela!, um livro que ofereça aquilo que habitualmente oferece a televisão — mas um livro sempre dá ares de cultura mais elevada.

Creio que o ponto é claro, e melhor será parar por aqui; tenho já o teclado pegajoso, e não gosto nem um bocadinho disso.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

One thought on “A Estética da Pessegada

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s