Desporto, Pensamentos, Pessoas, Política

Londres 2012: ter mísseis por vizinhos

No domingo passado ficámos a saber que muitos londrinos vão ter baterias de mísseis anti-aéreos nos seus telhados durante os Jogos Olímpicos deste ano.

Juntamente com os mísseis virá uma equipa de 10 militares, e a polícia vigiará esses edifícios em permanência. Mas ainda que pareça difícil conceber que se disparem mísseis sobre uma zona habitacional — a segurança dos Jogos parece poder pôr em causa a segurança dos londrinos –, o que mais causa estranheza não são tanto os mísseis, mas sobretudo todo o dispositivo que emana do evento.

Como Baudrillard dizia das centrais nucleares, o perigo não está tanto nelas, mas sim no sistema policial que elas irradiam: das câmaras de vigilância aos controlos militares, das barreiras de betão ao arame farpado que as circunda e se estende por alguns quilómetros em seu redor.

Da mesma forma, do recinto dos Jogos parece alastrar a toda a cidade uma certa epidemia, uma febre de controlo e uma paranóia de segurança. Não que ela não deva existir; a ameaça será, porventura, real, mas ela deve fazer-nos pensar em algumas coisas. Pensar, por exemplo, em como afecta o espírito e a história dos Jogos Olímpicos a sua realização num país com forças militares em cenários de guerra. Ou se a sua realização serve de desculpa para a implementação de uma Lei quase marcial num país que é já o mais televigiado do planeta (em 2007, o Reino Unido contava já com mais de 4 milhões de câmaras de videovigilância, cerca de 10% das câmaras de vigilância em funcionamento no mundo[1]) e em que se quer também aumentar o controlo sobre a internet.

 

Hugo Picado de Almeida

[1] Lipovetsky, Gilles, e Serroy, Jean (2010 [2007]), O Ecrã Global, Lisboa: Edições 70.

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s