Arte, Cultura, Literatura, Pensamentos, Pessoas

A arte da simplicidade

Olhamos muitas vezes para os artistas esperando algum grau de excentricidade, algo eminentemente colossal, espectacular, reluzindo por entre o fogo-de-artifício numa luxuosa penthouse de uma grande metrópole iluminada.

Esquecemo-nos, porém, e mais vezes do que seria de prever, que o colossal também se encontra na simplicidade. Será isso, talvez, que os artistas têm mais apurado do que os demais: o sentido do que importa; por isso podem traduzir em parcas palavras as coisas mais sábias e fabulosas, e são geralmente essas que guardamos, essas que se destacam do resto por responderem exemplarmente ao tema que as suscitou — excêntricas porque diferentes do comum, mas nem por isso tresloucadas; aliás, ao contrário.

Já a todos nos perguntaram «Que livro levaria para uma ilha deserta?». As respostas percorrem géneros e autores, mas vão geralmente entre a Bíblia e os grandes clássicos da literatura mundial. Tudo isso está muito bem, mas ninguém respondeu de forma tão esclarecedora e desarmante como G.K. Chesterton, o escritor inglês, que terá dito que, só podendo levar um livro para uma ilha deserta, levaria «um manual de construção de botes». Simples. E pode-se censurá-lo?

Ou podemos ainda lembrar Al Pacino, quando confrontado pelo seu biógrafo sobre o risco que correu ao fazer Shakespeare na Broadway. Perguntava-lhe o entrevistador por que o fizera, e o actor respondeu simplesmente: «Para deixar de fumar. Há outra razão? Não podemos fumar, se estamos a fazer Ricardo III.»

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

4 thoughts on “A arte da simplicidade

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s