Cinema, Cultura, História

O Fantasma do Titanic

Assinalam-se por estes dias os cem anos do naufrágio do Titanic, e os Homens, sempre perseguindo – ou perseguidos pel’− os seus fantasmas, comovem-se grandemente com isso. Sintoma exemplar: há seis dias, os destroços do famoso navio foram declarados património protegido pela UNESCO.

Ontem, o navio Balmoral zarpou de Southampton, Inglaterra, precisamente cem anos depois de do mesmo porto ter zarpado o Titanic. A rota será a mesma, o tempo de viagem o mesmo, o número de passageiros a bordo é exactamente o mesmo, as refeições inspiram-se na ementa do navio original, haverá uma orquestra como a que inspirou a do filme de James Cameron, e o destino, claro, é também o mesmo: Nova Iorque.

Parecem estar, assim, reunidos os ingredientes necessários para que a tragédia se concretize em toda a sua plenitude: o regresso do Titanic às salas de cinema, na semana passada, desta vez em 3D, dava já mostras de o querer trazer mais próximo e palpável perante nós.

Jean Baudrillard ainda acabará – acabaria, se pudesse – a rir de tudo isto. Dizia ele que «a realidade imita a ficção», e já em 2010 o Titanic II, filme compreensivelmente sem sucesso pela caricatura em que se tornou sem o perceber, o preparava. Nele, uma réplica do Titanic repetia a viagem, precisamente no centenário da tragédia, e algures a meio do Atlântico deparava, num choque íntimo, com um novo iceberg. O guião, naturalmente ridículo, mereceu pouca atenção, mas a realidade parece sempre conseguir ir mais além do que a ficção, reabilitando-a, e está a pôr-se a jeito de repetir a façanha.

Afinal, como escreveu um dia Woody Allen, ao perseguirmos os nossos fantasmas pode dar-se o caso de que eles atravessem a parede, e nós, na tentativa de os seguir, partamos o nariz.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s