Crise, Literatura

A ilha dos cegos

Na ilha grega de Zakynthos havia 700 cegos, e devido a essa sua invalidez, cada indivíduo recebia uma pensão de 362 euros/mês. Em 2011, com a Grécia a fazer as contas à crise, um funcionário da câmara municipal local descobriu, revendo as listas destes 700 pensionistas, que muitos deles não o poderiam ser, pois entre eles contavam-se taxistas e até caçadores. O Ministério da Saúde tomou conta do caso e descobriu que, afinal, dos 700 cegos, apenas 50 o eram realmente.

Lembrei-me, então, do pequeno romance de H.G. Wells, Em Terra de Cegos… Nele, um estranho chega a uma terra de cegos que não desconfiam da sua deficiência, e tenta convencê-los de que a visão existe realmente. Os outros recebem-no com desconfiança e hostilidade, e cedo se apressam a tentar expulsá-lo daquele lugar, por não abandonar aquele discurso que tomam por insano. Assim, Nunez, o visual, compreende que em terra de cegos quem tem olho não pode ser rei, e em virtude de uma paixão que ali encontra – porque, notemos, o amor é cego – começa a rejeitar o seu real visual, e vai aceitando entregar-se àquele mundo onde a sombra é a norma. Assim como aos gregos da ilha de Zakynthos, também a Nunez a cegueira trazia benefícios.

A ilha de Zakynthos não vem, assim, mostrar-nos que em terra de cegos quem tem olho é rei, mas sobretudo que, na verdade, em terra de cegos quem tem olho é aldrabão – ainda que talvez isso vá dar ao mesmo. O recém-falecido Millôr Fernandes, escritor brasileiro, dizia que «em terra de cegos quem tem olho é estrangeiro», e é disso que se trata no romance de H.G. Wells. Afinal, como escrevia Yolanda Földes já em 1936, em A Rua do Gato que Pesca, «toda a gente é democrata no estrangeiro».

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s