Cinema, Pensamentos

O pós-apocalíptico nos Jogos da Fome

Os cenários pós-apocalípticos são apocalípticos em si mesmos. Por definição, o apocalipse vem no fim, ou é o fim; tudo depois dele não pode ser senão ele, apenas o protelar da sua própria conclusão. É assim no filme The Hunger Games agora no cinema:

Depois da revolução, ainda a revolução (iminente).
Depois da violência, ainda a violência (mediática e mediatizada).
Depois da guerra, ainda a guerra (simulada).

Curioso é que, de acordo com a trilogia de Suzanne Collins que inspirou o filme, Panem, o país onde os Jogos da Fome ocorrem, se situe na América do Norte, substituindo assim os Estados Unidos da América nesse futuro ficcional. Curioso porquê? Curioso porque, assim, é impossível não pensar em Jean Baudrillard. Para o filósofo francês, os EUA comportam-se como uma “utopia alcançada” – o american way of life como realidade conseguida todos os dias -, mas, simultaneamente, diz que estão imersos num processo distópico e descontrolado: «We philosophize on the end of lots of things, but it is here that they actually come to an end.», dizia. Curioso, então, é que nos livros de Suzanne Collins o território dos EUA se tenha tornado verdadeiramente distópico: autoritário, cruel, moralmente vazio e de esperanças invertidas.

Mas mais. Baudrillard, já o citei aqui noutra ocasião, dizia que a Disneyland – ele falava da americana – se afirmava como um território de ficção para assim nos convencer de que o país fora dela era real. De igual forma, podemos pensar na grande arena dos Jogos da Fome como forma de nos convencer de que a violência só ocorre dentro dela, como se todo o país Panem vivesse uma paz harmoniosa e segura. Ou mais ainda: como se o filme nos pretendesse convencer de que todo ele é apenas ficção, e que o que retrata não emerge, a espaços ou de outras formas, no nosso próprio real. Afinal, também é isso que significa apocalíptico: revelador.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s