Arte, Cultura, Literatura, Livros

Não convém confundir a literatura com a escrita

A literatura não vende; a escrita sim.

E a escrita vende porque não exige que se pense muito. A escrita vende porque imita mais a (má) televisão do que a literatura. Mas se é a televisão que queremos, já temos a televisão. Querer os livros iguais à televisão… É assim que se mata a literatura.

Este país não é para Livros… É para coisas escritas. Sobre cancro, se possível, ou sobre um miúdo que, diz o pai, que é pastor baptista, falou com deus. É por isso que a única livraria lisboeta especializada em poesia, a Poesia Incompleta, fechou esta semana. É por isso que em algumas livrarias nos convidam a deixar Os Maias pelos vampiros da Stephanie Meyer, e é também por isso que a Europa-América, outrora dona de uma catálogo invejável, está à beira da falência.

Talvez seja também por isso que muito poucos são os autores portugueses que conseguem chegar às prateleiras, e, entre os que lá chegam, poucos são os da literatura. Como é que um José Rodrigues dos Santos chega aos 80 mil exemplares e um Gonçalo M. Tavares fica pelos 2 mil, ou mesmo Saramago, o nosso Nobel, que circula entre os 5 e os 10 mil por edição? Felizmente ainda há bons autores portugueses, e alguns com bastante destaque, mas são apenas esses os que surgem entre os muitos bons autores portugueses que todos os meses editam livros, ou que não os conseguem editar; claro que há muito joio, mas as livrarias, e por vezes as editoras, deixaram de procurar separar o trigo do joio, até porque o que é joio para a arte, é muitas vezes trigo para elas.

O problema da literatura é esse. Ela expressa-se no mesmo modo da escrita, e isso permite a quantidade de (maus) livros que vemos hoje em qualquer lado. A pintura não se mistura com seus usos industriais ou civis. A escultura não se confunde com uma pedra amassada de qualquer forma. Mas escrever toda a gente sabe, mal ou bem, e o problema está aí: «mal ou bem».

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s