Arte, Cultura

Hoje não há título

New York, 1951 (third version, after lost original of 1913). Metal wheel mounted on painted wood stool, 51 x 25 x 16 1/2″ (129.5 x 63.5 x 41.9 cm). The Sidney and Harriet Janis Collection. © 2012 Artists Rights Society (ARS), New York / ADAGP, Paris / Estate of Marcel Duchamp

Já todos ouvimos a célebre crítica à arte moderna/contemporânea: «Ah, isso eu também fazia».

Não deixa de ser curiosa a noção que as pessoas têm de que fazer arte lhes está vedado: «para ser arte, tem que ser algo que eu não possa nunca fazer», parece ser essa a fórmula, de algum modo tributária do star system que há muito tempo já não é apenas o do cinema.

O que quero dizer é que aquilo que muitas vezes passa ao lado de quem passa ao lado dos museus é que o objecto de arte não se esgota nos seus limites físicos, na sua moldura, e que a sua existência importa na medida dos seus produtos incorpóreos. O triunfo da arte, e a sua razão de existir, são as reflexões que produziram os seus objectos, e os pensamentos e relações que através dela se podem construir, mesmo se o seu objectivo é desafiar os limites da arte, ela própria.

A Roda de metal montada sobre banco de madeira pintado de Duchamp, mais acima, pode ser esteticamente discutível, e a sua execução não terá apresentado grandes obstáculos, mas o seu interesse está mais no seu antes e no seu depois.

Se assim não fosse, há muito que os Pollocks, Duchamps, Chamberlains e Tàpies teriam deixado de impressionar. E nunca deixaram.

Em suma, o que aqueles que dizem «Ah, isso eu também fazia» estão, na verdade, a dizer, é que isso também eles faziam, se alguma vez tivessem pensado nisso. É que mais do que lhes responder: «Podias, mas não fizeste», devemos responder: «Podias, mas não pensaste.» Como se costuma dizer: a inspiração acontece, mas deve apanhar-nos a trabalhar.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s