Livros, Pensamentos

«Tocar no livro é tocar num dos pilares da nossa civilização.»

«Tocar no livro é tocar num dos pilares da nossa civilização.», diziam Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, advertindo sobre a conquista pela tecnologia electrónica de cada vez mais coisas. E eu acho que eles tinham razão.

Sempre gostei de livros, não só dos seus conteúdos, da literatura, mas também do próprio objecto físico: o material da capa, a textura do papel, o cheiro de cada um, a possibilidade de passar as páginas; e tenho até a ambição de construir uma grande biblioteca pessoal que, à data, conta ainda e só com 431 livros.

E por gostar tanto de livros, nunca me fascinou a ideia do ebook… Até, num acesso de loucura, ter comprado um Kindle.
Nunca substituirei um livro físico por um ebook, nem deixarei de comprar livros físicos para passar a comprar ebooks. Aliás, não faço qualquer tenção de comprar um único ebook, a não ser que tal seja uma necessidade profissional (não sendo possível encomendar o livro em edição impressa ou precisando dele numa emergência). Os ebooks, porém, têm essa grande vantagem: há imensos títulos que estão no domínio público – e outros tantos que não estão mas que também se encontram gratuitamente… – e que permitem a quem gosta de livros lê-los ou apenas explorá-los facilmente. Em termos de trabalho, são também úteis, se nos interessa só ler ou encontrar uma dada passagem, ou se dispomos de uma grande quantidade de recursos em pdf.

Enquanto escritor, encontro nele também uma grande vantagem. Posso transportar comigo todos os meus textos em curso, e assim, em conjunto com um caderno e uma caneta, que serão sempre a melhor forma de escrever, posso fazê-lo em qualquer lado, recorrendo às porções já escritas sem precisar de trazer o portátil – e os seus inconvenientes e distracções – atrás.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s