Pensamentos

Uma espécie de sentença

Adepto dos famosos cadernos Moleskine, tenho vindo a notar algo na sua utilização: quando se aproximam do seu fim, estes cadernos têm consciência disso, e começam a definhar em anuência.

Nunca vi um Moleskine novo estragado, nem sequer um Moleskine a meio estragado, mas quando se chega às últimas vinte ou trinta folhas, podemos estar certos de que o caderno o percebe tão bem ou melhor do que nós, e começa a definhar. Geralmente, tudo começa na lombada, mais provavelmente na parte de baixo. Um pequeno rasgão, de tantas vezes abrir e fechar, surge e imediatamente começa a abrir caminho. A partir daí, é uma morte anunciada. E a cada nova página que gastamos, o rasgão é maior, inflecte para dentro e, alguns dias depois, um centímetro quadrado da lombada solta-se e cai. Reparamos, então, que o nosso caderno – já de entranhas à vista – está a desenvolver uma ferida fina ao longo de toda a lombada, e essa marca de uso depressa se vai agravando, até que toda a lombada se despega finalmente e deserta o caderno – que, diga-se de passagem, continua funcional. O mais provável, em todo o caso, é que quando toda a lombada se despegue já estejamos a usar as últimas linhas da última página, e é precisamente disso que quero falar.

Um pouco como acontece com alguns animais de estimação – é melhor dizer “domésticos”, porque “de estimação” pressupõe que há outros a quem não desejamos bem, e isso pode não parecer correcto -, que morrem pouco tempo depois dos seus donos falecerem, estou convencido de que os Moleskines também compreendem quando o seu dono começa a pensar no próximo caderno a comprar, no necessário substituto daquele que agora acaba. Essa sentença acaba com eles, leva-lhes a vitalidade e o orgulho elegante da capa preta, e numa tristeza nostálgica começam a despedir-se de si mesmos, assim como nós fazemos deles.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s