Política

Significados

O Governo decidiu-se pelo fim dos feriados do 5 de Outubro e do 1 de Dezembro, numa medida que é pura fantochada e que se inscreve na lógica ignóbil de que “andámos a viver todos acima das possibilidades”. Desenganem-se aqueles que pensam que são 2 dias de trabalho mais, ou mesmos mais 30 minutos todos os dias, que vão fazer alguma coisa à crise. Bom, talvez lhe façam cócegas, mas sabemos que as cócegas só provocam o riso.

Porém, o eliminar destes dois feriados não é puramente uma parvoíce governativa; é também um importante acontecimento semiótico.

Reparemos naquilo que é eliminado: o feriado que celebra a implantação da República e o feriado que celebra a restauração da Independência. Faz sentido, somos obrigados a notar: a República já não é verdadeiramente nada – referi num dos últimos posts que a República já é meramente a encenação vazia da República que um dia tentou sê-lo efectivamente; e a Independência já não faz sentido, a partir do momento em que um eixo franco-alemão decidiu governar a Europa à revelia de todas as outras instituições mais ou menos moldadas para o fazer (ainda que não o fizessem muito bem, mas isso não interessa agora), ou de um trio de estrangeiros sem qualquer legitimidade, e enviado, qual piquete de emergência, para nos salvar – resta saber de quem ao certo.

Nas guerras surgidas na Europa, a Alemanha sempre teve como grande opositor – e opositor esse que sempre saiu vencedor – a França. Estão então lançadas as bases, com esta união, para que a Alemanha possa definitivamente varrer a Europa, e melhor: já sem que para isso precise de uma guerra.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

3 thoughts on “Significados

    • É uma das regras da comunicação política: criar assuntos menores, mas com impacto, para que as pessoas se distraiam das grandes medidas, e para que acabem por se perder na corrente dos discursos.
      Obrigado, Custódio. Infelizmente, nos últimos dias não tenho podido escrever aqui com a frequência que gostaria, mas nos próximos dias retomarei o ritmo.
      Abraço.

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s