Pensamentos, Política

A Maçonaria hoje

A Maçonaria teve um papel relevante em vários momentos da História, enquanto defensora do espírito iluminista e baluarte do conhecimento.

Foi uma sociedade secreta porque assim o tinha que ser, para cumprir os seus objectivos. Foi uma sociedade secreta porque a Igreja condenava os seus rituais e perseguia os seus membros. Foi uma sociedade secreta porque os fascismos a tentaram destruir e porque só nessa clandestinidade podia integrar a resistência.

Há apenas uma verdadeira razão para que as sociedades secretas sejam secretas: para evitar que o regime na qual estão contextualizadas as persiga. O Poder e as sociedades secretas sempre estiveram em campos opostos. Permanecendo secreta hoje em dia, a Maçonaria logra apenas em constituir-se como inimiga da democracia.

E quando um seu Grão-Mestre afirma que foi no seio da Maçonaria que conseguiu reunir tranquilamente com deputados de vários partidos para montar o Sistema Nacional de Saúde, isso só prova a fraca e volátil matéria de que é feita a democracia em Portugal – e, sobretudo, as pessoas dentro dela. Isto prova, certamente, que os partidos não estão interessados em defender os cidadãos que os elegeram, mas sim na sua manutenção no poder, na manutenção do seu estatuto e das suas personagens no guião pré-estabelecido que faz de uns Governo e de outros Oposição. Os políticos deixaram para a Maçonaria (e para outras sociedades secretas) o efectivo controlo da sociedade, e esta mantém-se secreta porque a sua acção é, então – e ela sabe-o – contrário às instituições livres de um Estado de Direito em que os cidadãos elegem quem toma decisões e em que as instituições públicas são transparentes e a sua acção legítima.

A Maçonaria deixou de fazer sentido, sobretudo enquanto sociedade secreta, quando deixou ter algo por que lutar. Perdeu os seus objectivos e referenciais; restava-lhe, por isso, qual exército de soldados sem inimigo, virar-se para o seu próprio rei e lutar com ele pelo poder.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s