Livros, Pensamentos

O Tempo dos Livros

Lembrei-me que talvez os livros devessem poder ser escritos de um fôlego, de uma assentada, em apenas cinco minutos de escrita.

É que, convenhamos, o risco é grande quando se escreve um livro ao longo de meses: o risco de, quando se acabar, já não se ser quem se era ao começar, e isso reflectir-se-á invariavelmente na obra, que é a única que disso não tem culpa.

Há escritores que dizem que escrever lhes dói imenso. Não concordo com eles, mas se calhar é isso mesmo que lhes acontece: eles percebem que estão a mudar mais instantaneamente, e que o que foi já não é, que o que será não será mais o que foi, que o escrito se tornará desajustado quando comparado com o que falta escrever.

Por outro lado, será provavelmente bom que os livros não se escrevam de uma assentada. Só assim, nessa duração que eles realmente têm, podemos aprender com eles, porque o tempo que passa permite que os vamos olhando com novos olhos e de novas perspectivas – que importam mais do que os olhos. Só o passar do tempo permite que vamos mudando e crescendo. Só o passar do tempo pelos livros escritos possibilita a vontade de escrever novos livros.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

2 thoughts on “O Tempo dos Livros

  1. Bruno Cardoso diz:

    Complicado o tema…talvez não consiga concordar, e talvez o faça numa concepção trépida e atroz que concebe o momento captável na própria conversão do tecido sensível da criação. No papel como na pele, como na cicatriz do cerebelo, na exacta precisão fluída do que se sente. A realidade tão instantânea quanto a arte que a precede, e no fim de contas, a equivale.

    • Também não tenho pensamentos muito resolutos quanto ao tema. Aliás, neste pequeno texto, quem o começa permanece tão confuso como quem o termina.
      Por um lado, o processo que pode enriquecer a obra; por outro, a tarefa que pode com ela entrar em conflito, rasteirando a ideia acabada e assim formada na mente, impossível de ser transposta para o papel, qual ecrivão no tribunal.

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s