Pensamentos, Política

Estranheza

«There are children playing in the street who could solve some of my top problems in physics, because they have modes of sensory perception that I lost long ago.», J. Robert Oppenheimer

Suponho que na sociedade aconteça algo próximo. Não é muito difícil saber que decisões são mais benéficas para a colectividade. Não é extraordinariamente difícil perceber quem sofrerá e quem beneficiará da medida X, ou por que não se deve adoptar o plano Y. E tanto é assim que qualquer oposição a qualquer Governo tem em carteira as melhores soluções para resolver todo e qualquer problema, como o posto avançado de um hospital de campanha. A resolução para os problemas do Homem está, em larga medida, ao alcance do Homem, e não apenas do Homem-génio, caso em que estaríamos condenados, mas sim do Homem honesto.

O problema é que, tal como aconteceu com Oppenheimer, há na cronologia das vidas políticas um momento de viragem, nem sequer de embrutecimento, como seríamos tentados a pensar, mas sobretudo de alienação perante os ideais – eufemismo para a desonestidade mais primária -, fractura acelerada como quem parte de comboio para fugir ao passado, que os impede de percepcionar a realidade tal como ela é – há interesses mais elevados, devemos humildemente compreender, e deixar a estulta alucinação que nos faz imaginar que as coisas seriam mais bem resolvidas de outra forma, naturalmente a mesma loucura que acomete contra as multidões dotadas de razão, surpreendidas diariamente com a imbecil pesporrência de quem as governa.

Como escreveu Sartre em A Náusea, através do seu protagonista Antoine Roquentin, «É isto que é preciso evitar; é preciso não achar estranho o que não tem estranheza nenhuma.»

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s