Crise, Livros, Política

Mapa, Monopólio

Ontem, o Ministro da Economia, qual médico-legista, declarou a morte da crise. Quatro horas depois, disse que afinal não, que o que ele queria dizer era que o fim da crise estava a começar, que em 2012, portanto, a crise começava apenas a definhar.

Os jornalistas, munidos de uma bateria de politólogos e comentadores de naturezas várias, apressaram-se a aprisionar a gaffe mal disfarçada nas suas peças, fazendo-a entrar na corrente que gere a memória colectiva, mas eu dei por mim mais atento a outra situação: em quatro horas, escassos 240 minutos que rapidamente se perdem se não tivermos o cuidado de fechar esse ralo por onde o tempo se esvai, Álvaro Santos Pereira passou de médico-legista a clínico geral, ou talvez mesmo a oncologista, e notemos que imediatamente antes disso era Ministro – nem sequer da saúde, mas da Economia. E ainda dizem que não há mobilidade na função pública.

Acredito, porém, que o Ministro não tenha feito estas declarações por mal. A verdade é que não percebeu bem as regras do jogo que estamos todos a jogar. O mapa do conto de Jorge Luís Borges, tão extenso e detalhado quanto o próprio território que devia representar, assentando sobre ele, não era afinal um verdadeiro mapa, percebemo-lo hoje, mas sim um tabuleiro de Monopólio. O Ministro, como todos os que ainda esperam que a crise possa ser resolvida dentro do actual paradigma económico-financeiro, não perceberam ainda que este é um Monopólio diferente – mas mais Monopólio do que o jogo -, onde só alguns têm direito a lançar os dados e a influenciar pelas palavras, porque o sistema só funciona enquanto alguns aguardarem sossegados, mudos na casa da prisão – e é vital que lá cheguem com a conhecida ressalva imposta pelo jogo: «Vá directamente, sem passar pela casa da partida e sem receber 2.000$00».

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s