Crise, Pensamentos, Política

O “Monstro”

Peço que me perdoem por, volta e meia, vir falar no(s) mesmo(s), mas exigências académicas fazem com que um dos autores que tenho agora que ler atentamente seja o filósofo francês Jean Baudrillard, e é natural que me lembre das suas teses ao olhar para certas notícias ou acontecimentos do dia-a-dia.

Nos últimos dias/semanas, parece que há um “Monstro” que urge combater em Portugal. Não sei se será daqueles que se escondem debaixo da cama para sugar as criancinhas, ou daqueles que se escondem no armário prontos a sugar as criancinhas, ou mesmo daqueles que esperam à porta da cozinha para, no caso das criancinhas não comerem a papa, as sugarem de seguida, claro está. O que é importante, e único ponto assente, é que este “Monstro” vem disposto a sugar qualquer coisa, tudo o que puder.

Não sei se o Estado é, também ele, uma criancinha, mas parece ser o mais interessado em combater o tal “Monstro”. É aqui que entra Baudrillard. O autor diz-nos, por exemplo, que a Disneyland é um mundo que se afirma como imaginário para, assim, nos convencer de que o mundo fora dela é real. Por outras palavras, a Disneyland existe para esconder o facto de que já nem o mundo fora dela tem nada de real, porque ele é, hoje, hiper-real, do domínio do simulacro. Baudrillard afirma que o real já não é real, e que só o simulacro é verdadeiro.

De forma análoga, o “Monstro” que o Estado está a criar não serve outro propósito senão o de esconder que o “Monstro” é, ele próprio, o Estado. Apesar das promessas eleitorais, também ele continua como o Papão do imaginário infantil: gordo, espinhoso, devorador de tudo quanto pode.

 

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s