Pensamentos, Política

Nacionalismo e miopia

A diferença entre o patriotismo e o nacionalismo é do domínio da oftalmologia. Todos gostamos de ver, ver no geral, ver coisas. Porém, alguns de nós – como quem aqui vos escreve – são míopes. Patriotas e nacionalistas funcionam da mesma forma. Tanto os primeiros como os segundos gostam do seu país; a diferença é que os segundos não são capazes de ver para além dele.

Eu, ainda que míope, pertenço às fileiras dos patriotas e não dos nacionalistas, e é por isso que sou declaradamente contra campanhas do género “Compre o que é nosso”, “Compre o que é Português”.

É até muito curioso, por ser contrário à lógica, que estas campanhas proliferem com a crise actual. Senão, vejamos: Queremos uma União Europeia digna desse nome, ou seja, unida, e queremos que os países sejam capazes de se apoiar uns aos outros – achamos, pelo menos, que nos devem apoiar a nós -, e até somos capazes de nos eriçarmos quando alemães e finlandeses nos dizem que não querem pagar as nossas dívidas. Dizemos tudo isto, mas depois embarcamos em campanhas proteccionistas como as acima referidas.

De uma vez por todas, é preciso decidir qual é o nosso lado da barricada, e ser adultos o suficiente para honrar a nossa posição. Como qualquer promessa, a conjuntura pode tornar o seu cumprimento desagradável em alguns momentos, mas, para mim, as palavras e os ideais ainda têm valor.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s