Arte, Cinema, Viagens

Paris toujours

No Meia-noite em Paris, novo filme de Woody Allen, assim como já terá acontecido com muitos de nós, Gil Pender, personagem principal, sonha viver noutro sítio, noutra época. Gil Pender elege a Paris dos anos 20; cada um de nós poderá sonhar com o «Onde?» e o «Quando?» que quiser. Independentemente disso, a nostalgia funciona porque todos sonhamos com um fotograma, com a visão turística de um postal, tão apaixonante como inócuo.

A consciência de Gil Pender desperta, então, sob a forma de uma epifania: «eles não tinham antibióticos!» − e também de uma parisiense bonita, sabemos nós que já vimos o fim do filme. É certo que se trata de um filme belíssimo, cheio da Paris idílica dos filmes e dos quadros, cheia dos artistas que marcaram o Mundo numa época em que todos pareciam pertencer ao mesmo círculo de amigos; é um filme com Hemingway, Picasso, Dalí, Man Ray, Buñuel, Toulouse-Lautrec, Gauguin e Degas, entre outros, e é certo também, com alguma infelicidade, que de tudo isso eu tenha decidido salvar uma frase sobre antibióticos. Acontece que eu pense que os antibióticos já salvaram a vida a muita gente, mas o que faço aqui não é tanto um elogio da indústria farmacêutica – que dele não precisa e talvez nem o mereça – mas sobretudo um aplauso às conquistas do nosso tempo. Podemos sonhar com outra época e outro sítio, mas se calhar não quereríamos lá viver, quando pesado tudo aquilo a que renunciaríamos. Quem sonha com a Paris dos anos 20 não poderia também exigi-la quieta como num postal, nem poderia deixar de viver uma Segunda Guerra Mundial, por exemplo.

Resgatando a grande frase do Casablanca: «We’ll always have Paris». E, de facto, Paris lá continuará sempre, apaixonante como hoje, exercendo o seu magnetismo, sempre diferente, sempre nova, mas sempre ela.

Hugo Picado de Almeida

Anúncios
Standard

Escrever um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s